Importância do rodapé na aparência final

Como escolher a fechadura para sua porta interna?
11 de setembro de 2017
Dicas para envernizar madeiras
26 de março de 2018

Imagine como seria um ambiente sem o acabamento do rodapé. Esse pequeno detalhe faz toda a diferença na aparência final de uma obra, proporcionado um visual mais caprichado, detalhado e ainda contribuindo para complementar a decoração. Mas a função do rodapé é ainda mais ampla do que puramente acabamento. Assim, ele se mostra um produto que une o útil ao agradável, proporcionando beleza para os espaços e também contribuindo na conservação da estrutura. Saiba mais sobre esse detalhe que fica no cantinho dos ambientes, mas que mesmo assim se destaca quando bem escolhido.

Como escolher o melhor rodapé

Antigamente era comum que o rodapé fosse feito como mesmo tipo de revestimento do piso. Assim, a impressão que se tinha é que o piso continuava até uma certa altura da parede. Entretanto ele passou a ser um detalhe bastante explorado na decoração por se mostrar um ótimo elemento decorativo, capaz de proporcionar elegância para qualquer ambiente e complementar a decoração contribuindo para um resultado final único.
Por esse motivo é possível encontrar o rodapé em vários formatos, diversos tipos de material, com dimensões variadas e até mesmo texturas diversificadas. Uma alegria para quem adora detalhes e não abre mão de tê-los em cada cantinho. Um rodapé bem escolhido faz toda a diferença tanto para o acabamento do piso como para complementar a parede, sendo um elemento intermediário entre os dois.
Como existem diversas opções de rodapé, pode ser difícil escolher o ideal para cada ambiente. Porém, com algumas dicas essa tarefa pode ficar mais fácil. O material dele não precisa ser o mesmo do piso, você pode mesclar até mesmo pedras ou porcelanatos que imitem pedra com pisos de madeira e vice versa, que conseguirá um visual muito bonito. O principal a ser considerado é a cor do rodapé, que será acertada se você preferir combiná-lo com a soleira ou a cor da porta. Não necessariamente deva ter a mesma cor, mas elas precisam pertencer a mesma paleta para que os tons combinem entre si.

 

As funções do rodapé

 

Como podemos perceber, o rodapé é de suma importância para conseguir uma aparência final muito mais bonita e charmosa. Os vários estilos contribuem para que possamos deixar a imaginação nos levar e criar um ambiente muito agradável através desse detalhe, que pode ser o charme especial do seu espaço. Mas além de ser fundamental para a aparência, ele também é fundamental para proteção da parede.
Por mais que tenhamos cuidado na hora da limpeza ou durante a movimentação num ambiente, muitas vezes acabamos esbarrando na parede. Especialmente nas partes mais baixas, para limpar os cantinhos com a vassoura, o rodo ou mesmo o aspirador de pó. Essas pequenas batidas que a parede sofre podem danificar o acabamento da mesma. Em especial se esse acabamento for delicado como o gesso, por exemplo. Ou então as texturas, que se recebem um pequeno dano já perdem a uniformidade e consequentemente o visual fica comprometido.

Para cumprir essa função de impedir os danos no entorno da parte baixa da parede, contamos com o nosso aliado: o rodapé. Ele vai impedir que a parede receba esses impactos. É claro que os impactos também podem danifica-lo. Entretanto, basta avaliar os riscos que seu ambiente corre quanto a isso e se prevenir adquirindo um material resistente que consiga suportar essas agressões. Nesses caso, é bom evitar os rodapés de materiais mais delicados ou que possuam algum tipo de textura ou detalhe entalhado. Dessa forma, o visual do mesmo não será comprometido caso ele sofra alguma batida.

Escolha sempre o melhor para seu rodapé

Tenha cuidado com a instalação. Afinal, de que adianta caprichar na escolha da cor, do material e do formato, adquirindo um produto de qualidade, mas colocá-lo nas mãos de quem não entende sobre instalação? Não economize na mão de obra. Confie seu produto para quem entende do assunto. Afinal, o rodapé é um detalhe e como tal, deve ser muito bem instalado. Caso contrário, seu encanto se perde.

Fonte: ParquetSP (adaptado)